Rede HFC

Soluções HFC avançadas de custos reduzidos SAFECOM .

Safecom está conduzindo uma revolução nas soluções de alimentação de redes, oferecendo avançadas tecnologias alternativas, que economizam milhões em repetidos investimentos na rede, em custos capitais e de manutenção. .

 
Redução de custos, capital e operacional, da rede,  
Melhor confiabilidade da rede.  
Rápido Retorno de Investimento - menos de 1 ano.
Reduz a fatura da eletricidade.  
Reduz o número de armários de rua.
Integra-se com a rede existente.
Tamanho compacto e de fácil instalação.  

Há mais de 20 anos, as tecnologias que permitem alimentação de redes CATV têm permanecido essencialmente as mesmas: Stand-by PS (ou UPS) baseado num transformador Ferro-resonante, que converte a voltagem do serviço público e a estabiliza a 60V (Europa etc.) ou 90V (E.U.) inversor DC-AC, e baterias que fornecem backup de rede em caso de falhas de energia. No entanto, todas estas tecnologias tradicionais têm desvantagens significativas e dispendiosas.

O custo dos produtos tradicionais como bateria, UPS e energia de back-up à base de geradores, é extremamente alto, exige muito complexa logística, e muitas vezes não garante o constante nível de backup necessário para a disponibilidade de energia que a rede exige, a fim de competir com os serviços de Telecom.

Dispositivos com base em Ferro-resonantes apresentam múltiplos inconvenientes. Eles são extremamente ineficientes em energia, têm vida útil limitada, a sua voltagem de saída tem reduzida capacidade de potência, em longas distâncias (como indicado pelo sua característica de onda trapézio), e são extremamente ruidosos.

Solução Safecom para redes HFC

Safecom oferece aos operadores de CATV um comprovado sistema de alimentação e de backup abrangente, baseado em sua  Fonte Dupla de Força versão 4 (DPS4) T-Former Power Supply e o Power Booster. Esta solução integrada acaba com a necessidade de baterias e UPS para backup, e os DPS veem com um inseridor de energia de linha integrado.

A solução inovadora Safecom de alimentação tira proveito da redundância de rede do serviço público. No caso de uma falha de força o Double Power Source (DPS4), de quarta geração na empresa, transfere a voltagem de uma área viva para uma área de falha usando cabos coaxiais existentes, como linhas elétricas (até o nível permitido de 60V/90V).

O Power Booster compensa a perda de voltagem ao longo da rede, permitindo que a energia seja distribuída por longas distâncias, mantendo o mesmo nível de voltagem como a área remota. Construído para suportar a natureza de custo reduzido da topologia DPS, Power Booster reduz o número de dispositivos de alimentação de energia e armários de rua necessários na rede.

No desenho, o amplificador é alimentado a partir de ½ km a montante e a força falha nesse local. Temos também uma outra fonte de energia situada ½ km a jusante, onde não há falhas. Então o DPS transfere energia do abastecimento montante para o abastecimento jusante.

Com funciona a solução Safecom?

Na eventualidade de uma falha de energia, DPS4 de Safecom redireciona a energia de uma área distante da rede ainda ativa, fornecendo energia alternativa para a área afetada. Sempre que há queda de voltagem superior a 10%, o totalmente compatível Power Booster compensa a queda de voltagem com uma eficácia de mais de 95% para que não ocorra mudança de voltagem e não seja sentida nenhuma degradação do sinal do serviço. Ao integrar o novo Power Booster, a solução patenteada DPS4 de Safecom recebe energia remota a partir de uma distância significativamente larga, aumentando a área coberta pela alimentação, tanto em tempos de falha de força como durante serviço regular.

Assim, a solução permite aos operadores:

-    Melhorar a confiabilidade da rede.

-    Minimizar o número de dispositivos de alimentação de energia implantados na rede .

-    Poupar em custos energéticos, reduzindo as perdas de energia ao longo dos cabos coaxiais.

Para fornecer ainda mais energia à rede, Safecom oferece uma alimentação de energia de alta eficiência e redutora de custos - a tecnologia T-Former. Incorporando uma tecnologia de estabilizador de onda senoidal pendendo patente , o T-Former é um alimentador avançado de dupla porta, non-standby, desenvolvido para a operação de amplificadores de linha e outros dispositivos críticos do sistema de distribuição de TV a cabo. Uma fonte de alimentação 2-em-1 que fornece quase o dobro da vida útil dos dispositivos do tipo Legacy ferro-resonante, e proporciona uma poupança de energia de, pelo menos, 5%, em comparação com produtos padrão, o T-Former de voltagem AC constante ajuda os operadores de rede a reduzir as despesas tanto ao nível capital como ao nível operacional. O controlador eletrônico avançado T-Former automaticamente monitoriza e compensa qualquer alteração de voltagem da linha - eliminando efeitos colaterais atuais negativos de corrente de irrupção, resultantes da recuperação de energia do serviço público. Além disso, cada dispositivo T-Former tem fusíveis eletrônicos individuais automáticos, para proteção contra sobrecarga e curto-circuito, e opera em completo silêncio - resolvendo problemas inerentes ao ruído e vibração nos produtos tipo Ferro-ressonante. O sistema de alimentação Safecom pode ser simples e rapidamente integrado em qualquer rede existente.

ALIMENTAÇÃO BACKUP DE REDE

BACKUP DE ALIMENTAÇÃO POR UPS

TECNOLOGIA SEM BATERIAS DE SAFECOM

Eficácia energética;

BAIXA. máximo 85%

a alimentação à base de Ferro desperdiça energia para carregar as baterias

ALTA – até 95%

alimentação de energia, inovadora, patenteada, de alta eficiência e conversão AC/AC

Tempo de Backup

CURTO – 2-4-horas tipicamente

Ilimitado

Custos de capital

ALTOS– e necessitando sempre de substituição

BAIXOSaparelhos com longo tempo de vida

Tipicamente retorno do investimento em um ano

Custos da Manutenção

ALTOS – e sempre a aumentar  

NENHUNS  – isento de manutenção

Favorável ao ambiente

NÃO –desperdício de energia e poluentes tóxicos

SIM– poupa energia e composição ecologicamente compatível

Além da drástica redução em equipamento capital com retorno do investimento inferior a 1 ano ( veja Safecom Business Case ) e nas contínuas despesas de manutenção, o sistema oferece suporte de backup por tempo ilimitado durante falhas de força, sem a necessidade de enviar geradores e técnicos. Nenhuma manutenção é necessária e os DPS4 veem com uma garantia de vida.

A solução avançada de HFC Safecom combina três únicos elementos, que podem ser utilizados quer como dispositivos autônomos quer integrados em uma solução unificada completa.Ambas as soluções permitem uma redução drástica em despesas de capital e de operação (CAPEX e OPEX):

PRODUTOS DE ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA DESCRIÇÃO POUPANÇA DE SAVECOM EM DESPESAS DE CAPITAL E DE OPERAÇÃO
DPS4

Mais recente dispositivo de gestão de energia, com inseridor integrado de dupla alimentação e ligação direta às unidades Power Booster.

Melhor confiabilidade da rede.
Remove a necessidade de redes de apoio com geradores portáteis após esgotamento das baterias.
Poupa custos de mão-de-obra em centros de atendimento e de serviço.
Recuperação automática em caso de catástrofe protege a reputação do operador MSO.

Power Booster

Elemento complementar compensa a queda de voltagem ao longo de cabo coaxial de tronco ou dos cabos elétricos no sistema CATV.

Minimiza o número dos dispositivos de alimentação de energia
Aumenta a cobertura da rede
Permite o backup do DPS4 sobre maiores distâncias.
Poupa energia minimizando a perda de energia pelos cabos coaxiais.
T-Former

Solução de tecnologia inovadora - substitui dispositivos desatualizados, baseados em Ferro.

Impede todas as falhas causadas por irrupção de corrente, curto-circuito ou sobrecarga.
Ciclo de vida ilimitado.
Confiabilidade. 100%

Safecom oferece a opção de instalar duas unidades DPS4 em pontos locais, permitindo que a energia seja estabelecida, quer localmente quer a partir de um de dois pontos distantes, dando triplo back-up da grelha (fig.2). Essas configurações minimizam ainda mais a possibilidade de falha da corrente, fazendo a rede possuir ainda maior confiabilidade para cumprir requisitos Bellcore para serviços de telefonia local (99,9996%).